sexta-feira, 27 de abril de 2007

O nefato direito d ementir do poeta

Sou o guerreiro de uma única e velha espada.
Coberto de pó e de rugas,
Com pouca providência no alforje
E de montaria magrela.

Mas na verdade eu queria mesmo era ser poeta.
Eu teria o direito adquirido de mentir.
Ai eu seria mais forte e pleno,
Muito mais belo e vistoso.

Já teria derrubado impérios
Com apenas um movimento de meu dedo
E esmagado gigantes tenebrosos
Com minhas mãos calejadas.

Um elegante gavião, desse que só os Reis têm, estaria pousado no meu ombro,
Pronto para o ataque fatal.
E em vez desse magrelo cavalo
Estaria montado numa onça pintada de duas cabeças.

Três cobras corais enormes, nunca vistas desse tamanho, me cobririam o peito.
Abelhas do céu me trariam seu tesouro.
O mel mais doce e dourado já provado
E o amigo sabiá cantaria meu sono cavalariço.

Eu não teria um nanico banhudo como escudeiro.
Meu guarda-armas seria uma jovem camponesa
Despida de roupas, de pudores e de todas as amarras
E que trataria muito bem minha espada.

Teria uma esposa em cada porto
E todo dia um papagaio amigo me traria no bico
O umbigo caído de maduro
De mais um herdeiro nascido.

Como seria bom ser poeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

E se o oceano incendiar
E se cair neve no sertão
E se o urubu cocorocar
E se o botafogo for campeão
E se o meu dinheiro não faltar
E se o delegado for gentil
E se tiver bife no jantar
E se o carnaval cair em abril
E se o telefone funcionar
E se o pantanal virar pirão
E se o Pão-de-Açúcar desmanchar
E se tiver sopa pro peão
E se o oceano incendiar
E se o Arapiraca for campeão
E se a meia-noite o sol raiar
E se o meu país for um jardim
E se eu convidá-la para dançar
E se ela ficar assim, assim
E se eu lhe entregar meu coração
E meu coração for um quindim

---

Matusca.. e se a poesia deixar de fluir.. e se um dia eu acordar de mau humor...e se?!!!

Anônimo disse...

Me deixou com vontade de escrever muito, tudo, tanto...

Pensando em resumir, me veio: "Que eu num perca esse poeta de vista nunca!"